Casa como refúgio: tendências de decoração e novidades em acabamentos

A narrativa de transformar a casa em um refúgio que te abraça e protege em meio à correria do dia a dia não é nova. Porém, essa ideia de um habitat paradisíaco nunca esteve tão refinada e presente como principal norteador das tendências para casa e decoração. Esse sentimento se traduz em “peças com história, com verdade, com narrativa”, como resume a premiada arquiteta Juliana Medeiros, que assina o primeiro papel de parede da Portinari e uma coleção de linhas cerâmicas que celebram a natureza brasileira.

“A casa da gente é realmente o melhor lugar do mundo. Ninguém mais quer simplesmente um revestimento novo. As pessoas querem significado. E todos esses novos acabamentos auxiliam nessa sensação, valorizando o amor pela vida, os tons terrosos e o verde que remete à natureza, o imperfeito, os materiais como eles são, os efeitos de profundidade com as peças 3D”, defende. Foi exatamente isso que se viu na Expo Revestir 2020, a fashion week da arquitetura e construção da América Latina, que aconteceu em São Paulo pelo 18º ano consecutivo de 10 a 13 de março. A edição reuniu mais de 200 marcas expositoras e 62 mil visitantes.

Siga a HAUS no Instagram!

Linha aço Corten da Roca
Materiais precisam ser protagonistas das emoções

As inovações apresentadas mostram que a cerâmica não está mais relegada apenas aos banheiros e cozinhas. Chegaram às salas de estar, cabeceiras, varandas e sacadas. “Empoderados pela tecnologia, que propicia grandes formatos, impressões de altíssima resolução e texturas, cresce também a demanda por protagonismo desses materiais”, destaca o designer Pedro Franco, fundador da A Lot Of Brasil. “Esses revestimentos não podem mais ser matéria-prima de fundo. Precisam trazer emoção. A indústria entendeu isso”, sentencia o designer, que este ano homenageia o bordado brasileiro em sua nova colab também com a Portinari.

Outro ponto de virada importante é que as coleções são altamente customizáveis, considerando especificadores e clientes coautores dos painéis. “As pessoas são chamadas a criar. As marcas oferecem uma plataforma com infinitas combinações. Peça fosca, brilhante, com paginação diagonal, horizontal, vertical. Assim um painel jamais será igual ao outro”, lembra Pedro.

Coleção Chronos da Palazzo Revestimentos
“As superfícies se transformam em grandes telas de expressão artística e individual de cada pessoa”, reforça Juliana. Para Pamela Golin, gerente de produto da Portobello, a maior força das cerâmicas reside justamente na sua versatilidade de desenhos, tamanhos, espessuras, texturas e relevos. “Viram obras de arte”, define.

Experimentação constante

Antes as emendas eram um problema. Com as grandes lastras, isso acabou. Agora o novo desafio é a mescla com outros insumos, como argila, fibras, metal e outros materiais reciclados, como aponta Pamela.

Com as plantas abertas tais como os estúdios londrinos e nova iorquinos de 1960, surge também a preocupação pela uniformidade dos ambientes na hora de decorar e pela funcionalidade de cada objeto, como explica a gerente de marketing da Incepa e Roca Revestimentos, Christie Silva Schulka. E a cerâmica ganha pontos por ser ecologicamente mais correta que seus irmãos naturais, “por ter alcançado um status de segunda pele fidedigna e por ser mais leve, sem atrapalhar os cálculos estruturais das residências”, lista Christie, lembrando também dos custos mais baixos e dos tamanhos que cabem no elevador, uma das novidades da Roca para este ano.

HAUS se aliou à Expo Revestir 2020 e à Kinta Acabamentos, do Grupo Balaroti, para cobrir o evento e lista agora o guia definitivo das principais tendências em metais, louças e revestimentos. Certamente essas diretrizes e peças aparecerão nos projetos da próxima temporada e são excelentes inspirações para quem vai construir ou reformar.

Bricks are back

Os tijolinhos ingleses caíram na graça das marcas. Eles voltam às prateleiras das lojas em acabamentos lisos e rústicos, pois agora vários dos players gigantes do universo do revestimento aprenderam a valorizar a imperfeição dos materiais e sua beleza inerente. Influência da tendência japonesa Wabi-sabi, que desde 2018 reverberou por aqui.

A Palazzo Revestimentos traz tijolos cimentícios em sete opções de cores com texturas lisas e rústicas. A Lepri traz tijolinhos convencionais em diversas tonalidades, mas também surpreende com três variações. Maxitijolos de 7 x 23 cm, tijolos de granilite ou Terazzo, como é chamado nos palacetes da Itália, e tijolos em 3D com a queima japonesa Raku, resultando em produtos com efeitos únicos.

A Castelatto também investiu em diversas opções de bricks, compondo com vazios propositais para destacar musgos vivos, que fazem parte do produto, não precisam de cuidados e podem viver até sete anos apenas retirando umidade do ar.

Azulejos

Essa é outra tendência dos anos 1960, diretamente da casa da vovó, que agora volta com tudo. O 20 x 20 cm ganha novas roupagens e agradam a todos. Alguns com motivos contemporâneos em baixo relevo, outros com desenhos do Rococó, como é o caso da espanhola Dune, e até elementos árabes e marroquinos, bem coloridos ou terracota, como investiu a Roca.

A Lurca volta seus olhos para a Mata Atlântica, com motivos superalegóricos a elementos minimalistas. A Eliane traz uma série de azulejos assinados pelo designer carioca Zanine de Zanini, com cores e relevos diferentes. E, em comemoração aos 60 anos da marca, lançam o azulejo Poente, em um vermelho Velvet, que reinterpreta a azulejaria dos anos de 1960. Em homenagem a Athos Bulcão, Rodrigo Ohtake apresenta pela Solarium uma coleção de azulejos que permite layouts surpreendentes.

A Adamã, que faz manualmente cada azulejo, apresenta motivos religiosos dos Orixás, da natureza e alguns que lembram até o Rococó em cores que agradam a todos os gostos, indo do fendi ao vermelho vivo.

A Sofistiq vem com linhas P&B e coloridas, de motivos modernos até os tradicionais símbolos do art déco francês de 1920.

Mãe natureza

Se fosse para escolher uma única macrotendência da temporada, a biofilia venceria disparado. A maioria esmagadora dos fabricantes se inspira nas formas orgânicas para criar refúgios residenciais.

Veja mais Dicas e Novidades como essa em: maltoni.net/blog

Os melhores profissionais de Guariba para a sua Obra. Construir ou Reformar sem transtornos nunca foi tão fácil. maltoni.net/profissionais

Confira algumas Promoções em nosso Site: maltoni.net/promocoes

R. Rui Barbosa, 1208 – Centro, Guariba 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *